quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Por onde devo começar a lêr a Bíblia?


É importante lembra-se que a Bíblia não é um livro como outro qualquer, que se lê de uma ponta à outra. É sim uma colectânea de 66 livros escritos por diferentes autores em diversas línguas. A prim
eira leitura da Bíblia deverá ser sempre iniciada nos Evangelhos, que são parte do Novo Testamento. Será bom começar pelo Evangelho de S. João, o quarto livro do Novo Testamento. É simples e claro e introduz-nos ao plano fundamental da Salvação. Pode passar então ao Evangelho de S. Marcos, que se desenrola de uma forma mais rápida. Este evengelho descreve o que Jesus fez, enquanto o evangelho de S. João trata do que Jesus falou e do que ele foi. A leitura dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas, João) vai familiarizár-nos com a vida e o ministério de Cristo.

Depois, poderá ler algumas das epístolas (Romanos, Efésios, Filipenses). Estas ensinam-nos como devemos viver de uma forma que honre a Deus. Após isto, estará pronto para iniciar a leitura do Velho Testamento: leia o livro de Gênesis - que nos fala de como Deus criou o mundo e como a humanidade sucumbiu ao pecado, bem como das consequencias da queda do homem e o seu impacto no mundo. Exodo, Levítico, Números e Deuterenómio podem ser mais difíceis de ler porque tratam das leis dadas por Deus para governo do povo Hebraico. Estas podem ser deixadas para um estudo posterior. A leitura do livro de Salmos até aos Cantares de Salomão dá-nos uma ideia da poesia e da sabedoria Bíblica. Os livros proféticos, tais como Isaías e Daniel, são óptimos livros para se entender mehor os aspectos mais profundos do Cristianismo e do Final dos Tempos - que precedem a segunda vinda de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário